Tecnologia do Blogger.
RSS

Jovens estão entre as principais vítimas do trânsito

Trânsito


Os jovens são as maiores vítimas da violência no trânsito do país. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a cada ano tem aumentado o número de mortos e feridos devido a acidentes de trânsito entre pessoas de 18 e 29 anos nas estradas e rodovias. Em 2002, dos 116.720 jovens vítimas de acidentes, 5.006 foram fatais e outros 111.714 não-fatais. Em 2001, embora o número de vítimas fatais tenha sido menor, 4.769, o total de jovens vítimas de acidentes foi de 134.571. Em dados percentuais, as vítimas fatais do trânsito cresceram de 23,7% para 26,5%.
Especialistas acreditam que a mistura de álcool com direção é o maior vilão dessa triste estatística e que o jovem precisa ter mais consciência nas viagens para o Reveillon deste ano.
- Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool. Se você somar isso ao excesso de confiança do jovem e de velocidade, o resultado pode ser um acidente - afirma o chefe da clínica do setor de Ortopedia do Hospital Lourenço Jorge, o Dr. Ricon Jr., lembrando que nessa época do ano aumenta em 20% o movimento na emergência do hospital.
Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool

Para tentar diminuir o volume de acidentes envolvendo os jovens, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foi às ruas antes do Natal e está repetindo o procedimento nesta véspera de Ano Novo em campanha por mais consciência no trânsito. Funcionários do Detran distribuem panfletos com dicas aos motoristas para fazer uma boa viagem. A campanha se encerra neste sábado.
- Os panfletos têm orientações para que o motorista verifique os pneus, a suspensão dos veículos e veja se a documentação está em dia antes de viajar. Com relação à segurança nas estradas ele orienta o condutor a ultrapassar apenas em local permitido, não trafegar em excesso de velocidade e no acostamento - explica o coordenador de educação do Detran, Gilberto Cytryn.
A pressa não combina com o lazer e é inimiga do trânsito

À noite, o Detran visita bares onde faz testes de bafômetro e orienta os jovens quanto aos perigos do consumo do álcool aliado à direção.
- Queremos estimular o amigo da vez, a pessoa que não vai beber e dirigir para levar os amigos em segurança para casa. Os panfletos também têm orientações quanto ao consumo de álcool e suas conseqüências, como a diminuição do reflexo e o risco de acidentes - afirma Cytryn.
Cytryn explica que o alvo da campanha são os jovens porque eles são as principais vítimas da violência no trânsito:
- Tanto as pesquisas do IBGE quanto do Denatran confirmam que a faixa etária que se envolve num número maior de acidentes com mortos é entre 18 e 29 anos. Queremos levar para a população que nesta época do ano, quando o tráfego nas estradas se intensifica, as pessoas devem estar preocupadas em chegar com tranqüilidade aos seus destinos. A pressa não combina com o lazer e é inimiga do trânsito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 opiniões:

Anônimo disse...

Nossa amei essa postagens tenho que tomar mais cuidado msm

Postar um comentário